quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Como se chega ao poder em Santaraná?

Primeiramente, independente de qual cargo a pessoa concorra, ela precisa ter feito e concluído um curso de política, ter no mínimo 25 anos e estar filiada a um partido nacional. Em Rio Grande de Santaraná, qualquer pessoa pode votar a partir dos 18 anos, sendo que dos 21 anos até os 60 anos, a pessoa é obrigada a votar.

Presidente: As eleições para presidente são diretas, por voto popular e realizadas em dois turnos, caso no primeiro não haja um ganhador com mais de 50% dos votos. O tempo de mandato de um presidente é de quatro anos e, não há a possibilidade de reeleição para esse cargo. Exemplo: Em 1994, Giorgio Fonseca foi eleito presidente do Rio Grande do Santaraná, no 2º turno das eleições, com 53% dos votos. Em 1995 Giorgio assumiu a presidência, ele foi muito importante pra Santaraná, pois promoveu um grande crescimento econômico para o país.

Giorgio Fonseca em foto para sua campanha

Governador: As eleições para governador são diretas, por voto popular e realizadas em dois turnos se necessário. O tempo de mandato de um governador é de quatro anos e, há a possibilidade de uma pessoa ser reeleita apenas uma vez. Exemplo: Frederico Lombardi foi o governador eleito no Paraná em 26 de setembro de 1972, foi eleito no primeiro turno, mas com uma eleição um pouco apertada: Frederico obteve 57% dos votos. No ano seguinte, Frederico assumiu o seu cargo e 3 anos depois, por ser um político bastante populista, foi reeleito.


Frederico Lombardi em 1971



Prefeito: As eleições para prefeito são diretas, por voto popular e realizadas em dois turnos se necessário. O tempo de mandato de um prefeito é de quatro anos e, há a possibilidade de uma pessoa ser duas vezes reeleita. Exemplo: Giam Martins foi eleito o prefeito de Porto Alegre em 25 de agosto de 1992 através do 2º turno, com 76,3% dos votos. Em 1996 foi reeleito com 78% dos votos, também no segundo turno, e 4 anos depois foi reeleito mais uma vez, dessa vez com 72,8%, novamente no segundo turno. Hoje em dia, é considerado como o melhor prefeito que Porto Alegre já teve.



Giam Martins em último debate antes da votação de 22 de agosto de 1992


Membros do legislativos: As eleições para os cargos legislativos são indiretas, em que o povo vota no partido, e o partido escolhe as pessoas que irão representá-lo, sendo que o número de pessoas é limitado de acordo com o número de votos, em porcentagem, que o partido recebeu. O tempo de mandato de todos os membros do legislativo é de quatro anos e, há a possibilidade de uma pessoa ser três vezes reeleita. Exemplo: Em 1934, o Partido Trabalhista obteve sua vitória mais expressiva, da história, para a câmara dos deputados de Santa Catarina. O PT obteve 90% da câmara, fazendo com que várias pessoas fossem eleitas pela primeira vez e cerca de 12% dos eleitos pelo partido foram reeleitos pela terceira vez.


Observação: Os cargos do legislativo são: Vereador, deputado estadual, deputado federal e senador.


Símbolo do Partido Trabalhista

Um comentário:

Tarso Loureiro disse...

Deixe mais claro quem é quem nas fotos com uma legenda ou indicações do tipo (foto abaixo).

A parte da educação está boa. pensem em fazer dela um diferencial na apresentação final (que não vai dar pra falar de tudo).

A parte das artes está demais tb! que imagens sensacionais!

E as drogas farmaceuticas?

Puluem?populção?

Cuidado com a questão do carvão. Se o país for bem industrializado ele não será tão importante pois, apeasar de relativamente farto, sua qualidade é baixa! E tem que entrar isso na questão ambiental.

está muito bacana. Conseguiu ficar melhor e mais bonito. Parabéns e continuem assim.