quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Pirâmide Etária do Rio Grande de Santaraná

A pirâmide etária santaranense, de 2002, mostra claramente que Santaraná é um país emergente a caminho do desenvolvimento.




Como podemos reparar, a base da pirâmide está mais estreita, o que indica a ocorrência de um controle sobre a natalidade, o qual, no caso, é espontâneo, uma vez que o governo não toma nenhuma medida direta para que isso aconteça. Além disso, o fato da base aumentar conforme vai subindo, nos faz concluir que a mortalidade infantil está diminuindo.

Analisando a pirâmide na parte central, percebe-se que a mortalidade também reduziu nos jovens e adultos e, um pouco mais a cima, observamos a queda da mortalidade também nos idosos, o que representa um maior número de idosos, já que morrem menos e vivem por mais tempo.

Portanto, como há menos crianças nascendo, e um número crescente de idosos, a população santaranense está entrando num processo de envelhecimento.

Acredita-se que em 2035, a pirâmide etária de Santaraná deixe de ter um formato triangular e passe a ser mais retangular, com grande número de idosos e poucas crianças.

Nenhum comentário: