quarta-feira, 3 de setembro de 2008

As siglas e Santaraná: PIB e IDH santaranenses

Há várias maneiras de se analisar o nível de desenvolvimento de um país. Para facilitar essa análise, pode-se considerar, separadamente, desenvolvimento econômico e desenvolvimento social.

O desenvolvimento econômico costuma ser analisado pelo tamanho da economia do país, ou seja, pelo seu Produto Interno Bruto (PIB). O PIB do Rio Grande de Santaraná é de 539,228 bilhões de dólares, estando entre as 25 maiores economias do mundo.

Para um país de pequena extensão territorial, possuir a terceira maior economia latino-americana pode ser muito. Mas, ao comparar a economia santaranense com a de alguns países europeus, que também possuem pequenos territórios, o PIB de Santaraná é extremamente inferior.

Para poder refletir melhor sobre o PIB de Santaraná, veja a tabela que segue a baixo, mostrando as 25 maiores economias de 2007.




Quanto ao desenvolvimento social, a maneira possivelmente mais usada é pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O IDH é uma relação entre riqueza, educação, alfabetização, natalidade, esperança média de vida e outros fatores. Esse índice varia de 0 a 1, sendo que 1 é o melhor índice possível e 0 o pior.

O IDH de Rio Grande de Santaraná é de 0,848, o que é considerado elevado (acima de 0,800). Assim, Santaraná detém o posto de 5º melhor IDH da América Latina.

Contudo, possuir um IDH elevado não significa que o país é desenvolvido. No caso de Santaraná, significa que ele está a caminho do desenvolvimento, melhorando em vários aspectos, mas ainda com características de um país subdesenvolvido, como a má distribuição de renda e o limitado acesso à saúde.

Acompanhe a tabela a seguir, de 2005, e aproveite para comparar o IDH santaranense com o de países como Japão, EUA e China, de grande importância econômica, ou então com o de outros países latino-americanos, além de Portugal, Espanha e outros que colonizaram Santaraná. Repare também na diferença do IDH de Santaraná quando comparado com os primeiros e últimos colocados do ranking.



Finalmente, tendo analisado os dados apresentados acima, pode-se concluir que Santaraná é um país subdesenvolvido industrializado, mas a caminho de se tornar, em algumas décadas, um país desenvolvido, já que possui bons indicadores socioeconômicos.

Nenhum comentário: