quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Histórico de definição da fronteiras de Santaraná

No dia 19 de setembro 1835 iniciou-se no Brasil a Guerra dos Farrapos, ou Revolução Farroupilha, uma guerra feita contra o império brasileiro no sul do Brasil, afim de que fosse instalada no país uma república.

Inicialmente, não possuía caráter separatista, mas logo a Revolução resultou na separação da então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, surgindo a República Rio-Grandense.


Batalha pelaformação da República Rio-Grandense

Em julho de 1839, motivada pela Revolução, a província brasileira de Santa Catarina se tornou a República Juliana. Dois meses depois, os rebeldes conseguem conquistar a antiga capital da província de Santa Catarina, Nossa Senhora do Desterro, fortalecendo a nova república.

No início de novembro de 1839, a República Rio-Grandense e a República Juliana entram em um acordo, unindo-se e formando a República de Grande Catarina.

Com problemas para se manter, a República de Grande Catarina passa por dificuldades, até que a província brasileira do Paraná oferece ajuda à República, com a condição de que o Paraná entraria para a República. Grande Catarina aceita a ajuda e em 16 de fevereiro de 1841 é formado a República do Rio Grande de Santaraná.

Uma das última batalhas antes da formação de Santaraná


A Revolução Farroupilha continua e, após várias batalhas vencidas por Rio Grande de Santaraná e maior consolidação do país, o Brasil reconhece a independência do país no dia 16 de março de 1845, quase dez anos depois do início da Guerra dos Farrapos.

Atualmente, as fronteiras de Rio Grande de Santaraná são desta maneira: Faz fronteira com o Brasil a norte e noroeste do Paraná e com o Paraguai a oeste do mesmo estado; Ao sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Rio Grande de Santaraná possui fronteira com a Argentina; A sul do Rio Grande do Sul fica a fronteira com o Uruguai; A leste dos três estados encontra-se o oceano Atlântico.

Nenhum comentário: