quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Questões gerais sobre Santaraná

Violação à propriedade: Roubos e invasões de propriedades são considerados crimes em Santaraná. A pessoa que cometer tais atos será levada ao tribunal, aonde receberá uma sentença. Deverá ser presa, mas o tempo vai variar de acordo com a violação.



Crimes hediondos: Quem os cometer será logo preso. O tempo de permanência na cadeia será maior do que se a pessoa tivesse cometido um crime comum, como roubo, além de haver a possibilidade de prisão perpétua.



Desemprego: Em Santaraná, o desemprego gira em torno dos 8%. Para os desempregados, há o seguro-desemprego: se a pessoa for demitida, ela mostrará ao governo o ocorrido e passará a receber, a cada 30 dias, durante 6 meses, uma quantia em dinheiro, que vai variar de acordo com o seu salário anterior. Na hora de receber a primeira parcela, basta provar que está desempregado. Para receber as próximas 5, a pessoa terá de estar realizando algum tipo de trabalho voluntário.



Drogas: Lícitas: cigarro, cachimbo, cigarrilha, charuto e bebidas alcoólicas. Todos os fumos só poderão ser consumidos dentro de casa, com exceção do cigarro, que poderá ser consumido em bares e casas noturnas, porém em ambiente separado.
Todas as outras drogas são ilícitas, como a maconha, cocaína, craque, etc. Seu tráfico leva o indivíduo a cadeia.
*O governo dispõe de centros de reabilitação para pessoas viciadas em algum tipo de droga.
*A propaganda de qualquer droga, lícita ou ilícita, é proibida em qualquer tipo de veículo informação.

Drogas farmacêuticas: Em Santaraná as drogas farmacêuticas são vendidas em farmácias. Em certos casos, atestando-se carência de dinheiro o governo disponibiliza o remédio para o cidadão.
Quem controla esse tipo de droga em Santaraná é o OSS (Organização de Saúde de Santaraná). Uma das formas de controle é a partir de selos coloridos postos nas embalagens dos medicamentos.
Selo verde: Indica que o medicamente é uma droga leve, não sendo necessária a apresentação de receita para compra e situados em locais de fácil acesso nas farmácias.
Selo amarelo: O medicamento com esse selo já é mais forte do que um com o selo verde, por tanto, apesar de também não precisar de receita, o paciente precisa para que algum funcionário vá pegá-lo.
Selo vermelho: Drogas com o selo vermelho são drogas mais pesadas, por isso o paciente precisa apresentar a receita feita por seu médico para poder comprá-lo.
Selo preto: Esse selo indica que o medicamente é extremamente pesado, como um antidepressivo. Por tanto, para sua compra é preciso que seja mostrada uma receita de data recente: no máximo feita uma semana antes do dia da compra.
Outra medida muito importante tomada pelo OSS foi a Campanha Contra a Automedicação. O povo santaranense possui o péssimo hábito de se automedicar, ou seja, ao contrair uma doença leve, por exemplo, o santaranense vai à farmácia e compra o medicamente que ele crê ser o mais adequado e, o consome da forma que ele acredita ser a melhor. No entanto, o santaranense erra na maioria das vezes, causando um dano a si mesmo. Por isso, o OSS criou essa campanha, que foi feita em vários veículos de informação, com o intuito de conscientizar a população, mostrando o quão errada é prejudicial pode ser a automedicação. Apesar de ser muito difícil medir se a campanha tenha tido efeito, o governo estima que os casos de automedicação estejam caindo fortemente do país.

Problemas ambientais: A maior parte das florestas santaranenses já foi desmatada.
Indústrias e automóveis poluem diariamente a atmosfera do país, tendo uma situação mais crítica em regiões metropolitanas. Alguns rios em cidades sofrem com a poluição de esgoto e lixo produzido pela população.
O uso do carvão mineral, apesar de não ser a principal fonte energética do país, também é um problema para o país, já que sua queima lança para a atmosfera muitos gases poluentes.



Obtenção de energia: A maioria da energia elétrica produzida em Santaraná provém de hidrelétricas. Mas há presença de termelétricas também, já que Santaraná é rico em carvão mineral, usando-o também como fonte de energia em indústrias. No entanto, como a qualidade do carvão mineral para obtenção de energia é baixa, seu uso não é muito elevado. Outra fonte de energia elétrica é a eólica, que apesar de ainda ser usada em pequena escala no país, já é vista como uma ótima maneira de se produzir energia, pois não polui o meio ambiente. Para energia não elétrica, a fonte que se sobressai é o petróleo, usado em grande escala para a produção de combustíveis.


Nenhum comentário: