quarta-feira, 3 de setembro de 2008

A educação de Santaraná

Para o governo Santaranense, o objetivo das escolas é formar bons profissionais para o mercado de trabalho e, criar bons cidadãos. Para que esses objetivos sejam alcançados, uma pessoa precisa passar por cinco estágios de ensino: Ensino Mirim, Ensino Básico, Ensino Intermediário, Ensino Preparatório e Ensino Profissionalizante.

Alunos do Ensino Básico


Ensino Mirim (0 – 5 anos) -> Berçário, nido, maternal, jardim I, jardim II. Não há matérias, portanto, não há avaliações, apenas um acompanhamento para ver se o aluno está no nível mais adequado. No entanto, há atividades para desenvolver várias áreas de movimento e do cérebro das crianças.
O governo não oferece escola com o Ensino Mirim, oferece apenas creches. Apenas escolas particulares possuem esse ensino.

Ensino Básico (6 – 12 anos) -> 1ª série: Aos 6 anos, as crianças entram na 1ª série, aonde serão alfabetizadas, iniciarão os estudos de inglês e, farão atividades de artes e música. Assim como no Ensino Mirim, não há avaliações nesse estágio, somente um acompanhamento para relatar se o aluno está absorvendo tudo o que lhe é ensinado; 2ª à 7ª série: A partir desse ponto, os alunos já têm aulas de português, matemática, ciências, história, geografia, música, inglês, informática, robótica (apenas para 2ª e 3ª série), educação física, culinária (a partir da 4ª série) e artes. Nessas séries, os alunos são avaliados durante o ano por meio de trabalhos e atividades e, no final do ano há provas para verificar se os alunos conseguiram adquirir todo o conhecimento proposto naquele ano.
A maioria das escolas com Ensino Básico pertence à rede pública, que possuem um bom nível de ensino.

Ensino Intermediário (13 – 16 anos) -> 8ª a 11ª série: As matérias lecionadas são gramática da língua portuguesa, literatura brasileira e portuguesa, redação, álgebra, geometria, história, geografia, biologia, química, física, inglês, educação física e artes; além dessas matérias, o aluno deverá aprender mais uma língua estrangeira, que será escolhida por ele. O sistema de avaliação é o mesmo adotado da 2ª à 7ª série do Ensino Básico.
A maioria das escolas com Ensino Intermediário pertence à rede pública, que possuem um bom nível de ensino.

Alunos da 11ª série


Ensino Preparatório (17 – 18 anos) -> Esse é o estágio feito para os alunos que desejam cursar uma universidade posteriormente. Aproximadamente 27% dos alunos abandonam o colégio ao terminar o Ensino Intermediário e, não cursam o Ensino Preparatório. 1º e 2º ano: Gramática da língua portuguesa, literatura brasileira e portuguesa, redação e uma língua estrangeira (escolhida pelo aluno) são as matérias obrigatórias para os alunos. Todas as outras matérias (incluindo outras línguas estrangeiras) serão escolhidas pelo aluno, de acordo com os cursos universitários que lhe despertam interesse. Os alunos serão avaliados por provas ao final de cada módulo de cada matéria (que podem durar, cada uma, de 1 a 3 meses).
No final do 2º ano, todos os alunos prestam os Egepes (Exames Gerais do Ensino Preparatório). O aluno faz um Egepe para cada matéria que ele cursou ao longo dos dois anos e, de acordo com as notas que ele obteve nos exames, ele poderá ou não entrar na universidade desejada, e com altas notas, poderá conseguir até uma bolsa numa universidade particular. Porém, 15% daqueles que prestam os Egepes não alcançam notas boas o suficiente para entrar numa universidade. Desses 15%, 10% desistem de continuar os estudos, enquanto os outro 90% passam um ano estudando em cursos separados para prestarem um exame na universidade que desejam entrar, mas 10% dessas pessoas, ainda assim, não conseguem dar continuidade aos seus estudos.
A maioria das escolas com Ensino Preparatório pertence à rede pública, que possuem um bom nível de ensino.

Ensino Profissionalizante -> As universidade de Santaraná são, em sua maioria, particulares, mas há algumas universidades públicas. O sistema de avaliação irá variar de cada universidade.

UPA - Universidade de Porto Alegre


Relação professor-aluno
É uma relação liberal, sem haver a necessidade de referir ao professor por títulos (como professor ou senhor), não há grande rigidez, mas há a exigência de um respeito mútuo mínimo.


Disciplina
Os colégios tomam certar medidas para que seus alunos tenham disciplina e para que haja uma organização.
Expulsão da sala de aula: O aluno pode ser expulso da sala de aula quando estiver atrapalhando o andamento da aula, seja por estar conversando muito ou por estar fazendo brincadeiras inapropriadas.
Detenção: Se um aluno desrespeita algum funcionário ou aluno do colégio, por exemplo, ele pode ser encaminhado para a detenção. A detenção ocorre após o horário de aula, dentro de uma sala, aonde o aluno deverá realizar alguma atividade extra que lhe for solicitada.
Suspensão: Um aluno pode ser suspenso se agredir fisicamente alguém no colégio, destruir propositalmente algo que pertence ao colégio, agredir verbalmente de forma pesada alguém por motivos preconceituosos ou, se acumular 4 detenções. O número de dias para a suspensão irá variar. Durante o tempo em que o aluno está suspenso, ele deverá fazer uma ou mais atividades para compensar o tempo em que não está na escola.
Convite para deixar o colégio: Se um aluno comete uma infração gravíssima no colégio, como levar drogas ilícitas para o prédio aonde estuda, ou se acumula 3 suspensões, ele será convidado para sair do colégio e ir estudar em outro.

Nas universidades, há apenas duas maneiras de se manter a disciplina:
Advertência: No caso do aluno cometer alguma infração leve, ele receberá uma advertência.
Convite para deixar a universidade: Acumulando três advertências ou cometendo alguma infração mais grave, o aluno será imediatamente convidado a deixar a universidade.

Nenhum comentário: